quarta-feira, 26 de maio de 2010

Semana Pedagógica/2010

Aconteceu nos dias 01 e 02 de junho a Semana Pedagógica das Faculdades Integradas de Cataguases sob o tema: "A infância e a adolescência na contenporaneidade"

A Semana foi recheada de boas palestras e eventos culturais.
Confira a programação e algumas fotos do evento.

No dia 01 de junho, terça-feira no Instituto Francisca de Souza Peixoto houve apresentação do grupo EncantArt, seguida pela palestra "A Fábrica do Futuro" com Ana Carolina Viana e Gustavo Baldez.
Ainda, na terça-feira, a Prof. Dra. Eliane Medeiros Borges, da UFJF, brindou a todos com a palestra: "A infância e a Mídia".

Para fechar a noite, todos os presentes foram convidados a assitir uma mostra de materiais confeccionados pelas alunas do Curso de Pedagogia e a saborear um delicioso lanche.

Na quarta-feira, dia 02 de junho, também no Instituto Francisca de Souza Peixoto, houve uma encantadora apresentação da Cia. Gargalhada.

Em seguida, a Prof. Dra. Léa Stahischmidt Pinto da Silva, da UFJF, presenteou a todos com uma maguinífica palestra.
Em seguida, todos assistiram ao sarau apresentado pelas alunas e foram convidados a visitar a exposição de trabalhos e a saborear um lanche.

Confira algumas fotos do evento:




A Semana foi um sucesso! Parabéns Prof. Bete e alunas do Curso.

domingo, 23 de maio de 2010

O Lúdico: uma ferramenta na construção de novas aprendizagens.


O Lúdico: uma ferramenta na construção de novas aprendizagens.

As alunas do 1º período de pedagogia confeccionaram jogos pedagógicos nas aulas de PFD I, com a professora Mágda Mazini. O objetivo das aulas é mostrar que o lúdico é uma ferramenta necessária e importante na construção do conhecimento, principalmente na aquisição de aprendizagem significativa.

A turma confeccionou e apresentou os jogos, além de montarem um plano de aula sobre o material.

As aulas simuladas contribuíram para o enriquecimento de todos e a construção de um pensamento critico e construtivo com relação ao ensino aprendizagem.


Oficina na APAE de Cataguases

As alunas do 1º período de pedagogia, Nycole e Cida de Paula aplicaram na prática o jogo confeccionado na aula de PFD I, as alunas foram no dia 12 de maio até a APAE de Cataguases e mostraram muita habilidade e dedicação.


O jogo apresenta o cuidado com o meio ambiente e oportuniza vivencias relacionadas com o tema.

Parabéna à professora e alunas pela iniciativa!

sábado, 8 de maio de 2010

Oficina Os pingos de Mary de Eliardo França

As alunas do 1º e 3º período de Pedagogia participaram de uma interessante oficina Pedagógica sobre o livro "Os Pingos de Mary" de Eliardo França, sob a batuta da professora Edleuza.

Confira algumas fotos:




Parabéns! O trabalho ficou maravilhoso!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Educação de Jovens e Adultos

As alunas do 7º Período do Curso de Graduação em Pedagogia, das Faculdades Integradas de Cataguases, receberam os alunos do EJA das Escolas Municipais Enedina Prata, Monsenor Solindo, Professora Carmelita Guimarães, Prof. Antonio Amaro e Lysis Brandão da Rocha para assisitirem a aulas de Geografia, Cidadania, Matemática, Lingagem Oral e Escrita e Artes.


Os alunos do EJA visitaram as dependências da FIC e o laboratório de Biologia e ainda saborearam deliciosos lanches oferecidos pelas competentes alunas de Pedagogia.


Vejam as fotos desses momentos de encantamento e aprendizagem:




Parabéns às alunas e à professora! Vocês são especiais!