terça-feira, 29 de março de 2011

InterCult - Nova Temporada


INTERCULT EM SUA 3ª EDIÇÃO

Se você: professor, acadêmico ou membro da comunidade - sabe fazer ARTE, venha participar do Intervalo Cultural da FIC, promovido pelo Diretório Acadêmico de Letras.


Inscrições abertas com Paulo Vítor Patrício (5º de Letras).


Apresentação musical ou declamações: todas as quintas, na cantina da FIC.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Novos Cursos de Extensão

Atualizar-se é preciso!
As Faculdades Integradas de Cataguases atenta às exigências do mercado, oferecem Cursos de Extensão em diversas áreas para o 1º semestre de 2011.

Confira:
I. LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – básico 1 – Nível A

• Professores: Érica Alves Barbosa Medeiros Tavares (Mestranda - JF)
José Arthur de Almeida Castro (Instrutor surdo)
• Público-alvo: profissionais da educação, graduandos de modo geral e comunidade.
• Carga horária: 60 horas
• Periodicidade: quinzenal (aos sábados, na FIC)
• Horário: 8:00 às 12:00 h
• Início: 05/03
• Término: 30/07/2011
• Datas das aulas: 05/03;19/03;02/04;16/04;30/04;14/05;28/05;11/06; 25/06; 09/07; 30/07
• Objetivo geral: promover a aprendizagem dos aspectos básicos da Língua de Sinais em âmbitos teóricos e práticos.
• Objetivos específicos: reconhecer a importância da aprendizagem da Língua de sinais como um dos instrumentos básicos para a educação e vivência de Surdos;
analisar os aspectos sociais, políticos e implicações metodológicas de ensino na educação de Surdos; reconhecer a Surdez como uma condição da perda auditiva com atribuições sociais e não patológicas;

• Ementa: Noções e aprendizado básico de Libras. Características fonológicas. Noções básicas de léxico, de morfologia e de sintaxe com apoio de recursos áudio-visuais. Prática de Libras: desenvolvimento da expressão visual-espacial e ampliação do conhecimento da cultura do mundo dos surdos.

II. O TEATRO NO COTIDIANO ESCOLAR

• Professor: Eric Araújo (Ator profissional e diretor do Grupo de Teatro Pera)
• Modalidade: transdisciplinar
• Público-alvo: profissionais da educação, graduandos de modo geral e comunidade.
• Carga horária: 08 horas
• Periodicidade: único encontro.
• Horário: 8:00 às 12:00 h
• Data: 09/04/2011
• Objetivo geral: utilizar as técnicas teatrais com o objetivo de estabelecer integração entre professor e aluno, a fim de obter boa convivência e aprendizagem.
Objetivos específicos: estimular o professor a utilizar o teatro como ferramenta didática em seu cotidiano.

• Ementa: O desenvolvimento da percepção auditiva, vocal, visual, espaço-temporal, psicomotora, sócio-emocional através dos jogos teatrais no cotidiano escolar. A linguagem teatral como recurso de integração e facilitadora da aprendizagem.

III. EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E LEITURA: ALICERCES PARA A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO

• Professora: Andréa Vicente Toledo Abreu (Mestre)
• Público-alvo: profissionais da educação, graduandos de modo geral e interessados.
• Modalidade: Interdisciplinar
• Carga horária: 40 horas
• Periodicidade: quinzenal (aos sábados, na FIC)
• Horário: 8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00 h
• Início: 02/04/2011
• Término: 09/07/2011
• Datas das aulas: 02/04; 16/04; 30/04; 14/05; 28/05; 11/06; 25/06; 02/07; 09/07
• Objetivo geral: contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, oferecendo aos educadores da Educação Infantil e Fundamental a oportunidade de tornar as tecnologias aliadas no incentivo à leitura e à escrita.
• Objetivos específicos: aproximar as novas tecnologias de informação e comunicação dos profissionais que lidam com o ensino; tornar os profissionais da educação aptos a utilizar de forma criativa e reflexiva a informática como ferramenta de incentivo à leitura e à escrita; buscar, através de ferramentas educacionais, a integração de conhecimentos e a aprendizagem cooperativa; promover a integração entre estudantes de diversos pontos do país e do mundo.

• Ementa: Análise comparativa de autores sobre a influência das tecnologias na leitura e na escrita. As consequências da passagem da cultura oral para a cultura eletrônica sem a mediação da cultura letrada. As Tecnologias na Educação. Internet na sala de aula – explorando possibilidades de uso pedagógico. O uso de celulares, MSN, Twitter e similares para trabalhar a poesia. A internet como ferramenta de colaboração na escrita. Os perigos da rede. Estudo de casos. O uso do blog como ferramenta de incentivo à leitura e à escrita.

IV. CÁLCULO IV

• Professor: Ulisses dos Santos Borges (Mestre)
• Público-alvo: discentes do 4º período de Engenharia de Produção (FIC), ex-alunos do curso de Matemática da FIC e demais profissionais da área de Ciências Exatas.
• Modalidade: disciplinar
• Carga horária: 72 horas
• Periodicidade: quinzenal (aos sábados, na FIC)
• Horário: 8:00 às 12:00 h
• Início: 12/03/2011
• Término: 18/06/2011
• Datas das aulas: 12/03; 19/03; 26/03; 02/04; 09/04; 16/04; 23/04; 30/04; 07/05; 14/05; 21/05; 28/05; 04/06; 11/06; e 18/06
• Objetivo geral: capacitar o aluno a utilizar os principais instrumentos e técnicas do cálculo diferencial e integral aplicados à base dos problemas da Engenharia.
• Objetivos específicos: possibilitar ao estudante: compreender e calcular limites de sequências numéricas; compreender processos de soma infinita e decidir sobre sua convergência; desenvolver funções em séries de Taylor ou séries de Fourier; usar a série de Taylor para obter aproximações polinomiais; etc
• Ementa: Séries infinitas; série de Furier; aplicações de séries; Sistemas de Coordenadas: esferas, cilindros e superfícies quádricas, coordenadas polares, cilíndricas e esféricas; integração múltipla: revisão de integrais duplas em coordenadas polares, integrais triplas em coordenadas cilíndricas e esféricas, integrais de linha, integrais de superfície, teoremas integrais: Green, Gauss, Stokes.

V. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

• Professora: Anicézia Romanhol Bette (Mestre)
• Público-alvo: acadêmicos de Administração, Engenharia de Produção, profissionais das empresas e interessados.
• Modalidade: transdisciplinar.
• Carga horária: 8 horas
• Periodicidade: quinzenal (sábado, na FIC)
• Horário: 8:00 às 12:00 h.
• Início: 14/05/2011
• Término: 28/05/2011
• Datas das aulas: 114/05; 28/05
• Objetivo geral: disponibilizar conhecimentos, recursos e técnicas que promovam a comunicação humana, bem como as questões que envolvam a interação entre os sujeitos em sociedade, possibilitando-lhes convivência harmônica.
• Objetivos específicos: conhecer os públicos de interesse das organizações, bem como os diversos veículos de comunicação das empresas; analisar o impacto da prática comunicacional nas empresas como fator relevante na obtenção de resultados; saber utilizar a comunicação no processo de gestão como inteligência estratégica, para a organização prosperar; estimular o estudo e a pesquisa na área de comunicação empresarial, a fim de agregar dados novos à teoria e à prática na área .
• Ementa: acepções do vocábulo comunicação; evolução histórica da comunicação organizacional; o processo comunicacional e seus envolvidos. Comunicação interna e externa. Comunicação Institucional. Os diversos veículos de comunicação em uma organização. A comunicação como inteligência estratégica.

VI. HISTÓRIA REGIONAL E FOTOGRAFIA

• Professor: Inácio Frade
• Público-alvo: acadêmicos de História, Letras e profissionais da educação.
• Carga horária: 6 horas.
• Início: 18/06/2011
• Término: 25/06/2011
• Datas das aulas: 18/06/2011; 25/06/2011
• Horário: 13:00 às 16:00 h
• Objetivo geral: Conhecer algumas interfaces entre os campos da História e Fotografia
• Objetivos específicos: Conhecer a possibilidade de leituras associadas à imagem. Perceber a fotografia como um novo meio de deslindar o mundo.Conhecer e explorar fotografias referentes aos últimos cem anos no município de Cataguases.
• Ementa: Fontes fotográficas e o trabalho do historiador. História da fotografia e história mediada pela fotografia. Fotografia, história e conhecimento. Fotografia e memória. Análise técnica e análise iconográfica. Estudos de caso.

VII. CURSO DE AUTOCAD

• Professor: Artêmio Souza Silva
• Público-alvo: funcionários de empresas.
• Carga horária: 40horas.
• Início: 19/03
• Término: 07-05
• Datas das aulas: 19/03 - 02/04 - 16/04 - 30-04 - 07-05
• Horário: 8:00 às 12:00 h/ 13:30 às 17: 30 h
• Apostilas: por conta do aluno.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Avaliação Institucional (Simulado)


Atenção, alunos!


No dia 03 de novembro será realizada a Avaliação Institucional (Simulado) das Faculdades Integradas de Cataguases.


A nota do simulado é uma das modalidades de avaliação da Instituição e compõe o total de pontos a ser obtido no semestre, portanto, participe!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Seminário sobre o PDI


Neste sábado, dia 18 de setembro, toda a Faculdade se reuniu para realização de um seminário de apresentação e discussão do PDI, estudado por todos os departamentos.

Estiveram presentes ao Seminário, alunos, professores e funcionários da FIC.

Mas, o que é mesmo PDI?

O PDI é o Plano de Desenvolvimento Institucional com planos e metas que vem sendo cumpridos desde sua criação.

O PDI contempla metas de construção e adequação da estrutura física da instituição, implementação de novos cursos de graduação que ofereçam educação superior de qualidade, realização de cursos de extensão e Pós-Graduação que abranjam também a comunidade.

Através do seminário todos puderam ter uma visão do quanto as Faculdades Integradas de Cataguases vem investindo em Pesquisa e bolsas para alunos.

O PDI também contempla o plano de carreira do corpo docente e o projeto de avaliação institucional.


Para saber mais, procure a coordenação do seu curso e FIC por dentro!

Horários de Funcionamento

Fiquem atentos aos horários de funcionamento da FIC:



Biblioteca: de 8 às 11:30 h e 12:30 às 22:00 h


Secretaria: 8:00 às 21:30 h


Tesouraria: 7:00 às 12:00 h e 12:30 às 21:30 h


CPD/TI: de 7:00 às 22:30 h


Xerox: 7:00 ás 11:30 h / 14:30 às 16:30 h / 17:30 às 21:15 h

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Cursos de Extensão - 2º semestre de 2010

As Faculdades Integradas de Cataguases oferecem novos cursos de Extensão.
As matrículas estão abertas.
Confira abaixo e escolha o seu.
1) POR UMA NOVA GEOGRAFIA APLICADA NAS REDES DE EDUCAÇÃO

•Profº Mestrando Antônio Luquini
•Carga horária: 8 horas
•Data: 16/10/10
•Horário: de 8:00 às 12:00 h e 13:00 às 17:00 h
•Investimento: R$20,00
•Ementa: Oficinas didáticas voltadas para a prática pedagógica aplicada às diversas temáticas do ensino da Geografia, enfocando a interdisciplinaridade (charges, poemas, etc), as atividades de campo e atividades nos laboratórios de informática e cartografia da FIC.

2) GRAMÁTICA TEXTUAL
•Profª Ms. Gláucia M.N. Costa de Oliveira/ Profª Ms. Maria Terezinha Reis Pinholi
•Carga horária: 20 horas
•Datas dos encontros: 11/09; 25/09/;16/10;30/10
•Horário: de 13:00 às 18:00 h
•Investimento: R$30,00
•Ementa: Experiências de implementação dos PCNs de Língua Portuguesa. Visão Panorâmica da Lingüística/Gramática textual. Oralidades e processos de retextualização. Gramática e literatura: processamento textual.

3) OS QUADRINHOS COMO FONTE DE PESQUISA HISTÓRICA
•Profª Especialista Natânia Aparecida da Silva Nogueira
•Carga horária: 8 horas
•Data: 18/09/2010
•Horário: de 8:00 às 17:00 h
•Investimento: R$20,00
•Ementa: As histórias em quadrinhos como fonte de pesquisa em História, proporcionando informações ao leitor sobre o cotidiano, a política, a economia e a cultura de um determinado período.

4) A NOVA ORTOGRAFIA NA PRÁTICA
•Profº Ms. Humberto Mendonça
•Carga horária: 3 horas
•Data: 30/10/2010
•Horário: de 8:00 às 11:00 h
•Investimento: R$5,00
•Ementa: estudo das implicações do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

5) O CORTE DOS AÇOITES, A FORJA DOS SÁBIOS: A UTILIZAÇÃO DE CASTIGOS FÍSICOS NA PEDAGOGIA MONÁSTICA DA IDADE MÉDIA ( SÉC. XI e XII)
•Profº Doutorando Carlile Lanzieri Jr.
•Carga horária: 4 horas
•Data: 23/10/2010
•Horário: de 14:00 às 18:00 h
•Investimento: R$10,00
•Ementa: análise das principais características da pedagogia disseminada nos mosteiros da Europa medieval entre os séculos XI e XII; entendimento de como os monges cristãos salvaram da destruição o saber produzido por autores do mundo antigo e medieval; entendimento de temas específicos da teologia e filosofia de então.

6) FONTES PRIMÁRIAS DIGITAIS: UNIVERSO DOCUMENTAL FACILITADOR DAS PESQUISAS À DISTÂNCIA
•Profª Drª Irenilda Cavalcanti
•Carga horária: 8 horas
•Datas: 18/09; 16/10/2010
•Horário: de 14:00 às 18:00 h
•Investimento: R$20,00
•Ementa: Informações metodológicas sobre a pesquisa histórica. Contato com as importantes fontes históricas no meio digital.

7) HISTÓRIA REGIONAL: RELIGIÃO NO MUNICÍPIO DE CATAGUASES
•Profº Doutorando Inácio Manuel Neves Frade da Cruz
•Carga horária: 4 horas
•Data: 30/10/2010
•Horário: de 13:00 às 17:00 h
•Investimento: R$10,00
•Ementa: O conjunto de relações entre o projeto modernizador e a religiosidade da população do município de Cataguases. Revisão teórica sobre conceitos e metodologias da História Regional. Busca das contaminações culturais e das múltiplas conexões que se ocultam e se exibem nos limites entre arte, religião e espaço público.

8) CAPACIDADE PARA GERAR COMPETÊNCIA
•Profª Especialista Andréa Coelho
•Carga horária: 4 horas
•Data: 18/09/2010
•Horário: de 14:00 às 18:00 h
•Investimento: R$10,00
•Ementa: instrumentalização para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa na escola, em busca de uma educação significativa e de qualidade.

9) GPS DE NAVEGAÇÃO E APLICAÇÕES AMBIENTAIS
•Profª Ms. Rodrigo Porreca
•Carga horária: 10 h/a
•Data: 15/09/2010; 28/09/10
•Horário: de 13:00 às 18:00 h
•Investimento: R$40,00 (Acadêmicos da FIC); R$ 60,00 ( público externo)
•Ementa: histórico, conceitos e características do Sistema de Posicionamento Global – GPS; funcionamento e divisões do sistema; erros de posicionamento; técnicas de navegação e mapeamento em campo; interface com PC; integração GPS e Sistema de Informações Geográficas – SIG: tratamento dos dados, elaboração de banco de dados espacial, criação da base de dados integrada.
•CD-ROM: incluído no valor do investimento.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Começa a Pós-Graduação em Educação Inclusiva

No dia 14 de agosto, o Departamento de Educação das Faculdades Integradas de Cataguases deram início ao Curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva.

Abaixo, algumas informações importantes sobre o curso:

PÚBLICO ALVO:

Professores que já atuam na educação especial, professores de educação infantil, ensinos fundamental e médio, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e demais áreas afins.


OBJETIVOS:

Capacitar profissionais para atuar na área de educação especial, aptos para atender, de forma diferenciada, aos alunos com necessidades educativas especiais;
Oferecer fundamentação teórica para desenvolver a educação inclusiva em contextos regulares e especiais;
Possibilitar aos educadores e demais profissionais interessados o desenvolvimento de competências para identificar, definir, implementar, liderar e apoiar as estratégias necessárias para as práticas pedagógicas com alunos com necessidades educativas especiais.

ESTRUTURA DO CURSO:

Educação Inclusiva: legislação e políticas públicas;
Psicopatologia da Infância e da Adolescência;
Questões de aprendizagem: dificuldades na linguagem oral e escrita;
Didática do Ensino Superior
Metodologia Científica;
Novas tecnologias aplicadas à educação especial;
Deficiência Física;
Deficiência Auditiva;
Deficiência Visual;
Deficiência Intelectual;
Altas Habilidades;
Educação na diversidade: necessidades educativas especiais no contexto regular.


"Na escola inclusiva professores e alunos aprendem uma lição que a vida dificilmente ensina: respeitar as diferenças. Esse é o primeiro passo para construir uma sociedade mais justa."


Maria Teresa Égler Mantoan



As matrículas ainda estão abertas. Procure-nos na Faculdade e agende um horário para refazer a aula inaugural.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Café Pedagógico

No último dia 17/06, as alunas do 5º período do Curso de Pedagogia organizaram "Café Pedagógico" para receber os alunos do EJA da E. M. Monsenhor Solindo, que vieram acompanhados das profs. Simone e Eliete.

Entre os alunos, havia uma aluna com deficiência auditiva, que proporcionou uma experiência importantíssima para as alunas do curso de Pedagogia.


Também compareceu um aluno do EJA (ensino médio) de Vista Alegre.


No encontro foram levantadas várias questões relacionadas ao cotidiano dos alunos do EJA, como por exemplo, motivos que os levaram de volta à sala de aula, suas dificuldades, inclusão e pretensões.




Orientação da professora: Roselaine dos Reis Verazzani, na disciplina de Prática de Formação Docente V.



Parabéns à professora e às alunas pela iniciativa!

Fotos dos Intercults de maio e junho

Confira algumas fotos dos Intercults - Intervalos Culturais da FIC -de maio e junho/2010:

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Semana Pedagógica/2010

Aconteceu nos dias 01 e 02 de junho a Semana Pedagógica das Faculdades Integradas de Cataguases sob o tema: "A infância e a adolescência na contenporaneidade"

A Semana foi recheada de boas palestras e eventos culturais.
Confira a programação e algumas fotos do evento.

No dia 01 de junho, terça-feira no Instituto Francisca de Souza Peixoto houve apresentação do grupo EncantArt, seguida pela palestra "A Fábrica do Futuro" com Ana Carolina Viana e Gustavo Baldez.
Ainda, na terça-feira, a Prof. Dra. Eliane Medeiros Borges, da UFJF, brindou a todos com a palestra: "A infância e a Mídia".

Para fechar a noite, todos os presentes foram convidados a assitir uma mostra de materiais confeccionados pelas alunas do Curso de Pedagogia e a saborear um delicioso lanche.

Na quarta-feira, dia 02 de junho, também no Instituto Francisca de Souza Peixoto, houve uma encantadora apresentação da Cia. Gargalhada.

Em seguida, a Prof. Dra. Léa Stahischmidt Pinto da Silva, da UFJF, presenteou a todos com uma maguinífica palestra.
Em seguida, todos assistiram ao sarau apresentado pelas alunas e foram convidados a visitar a exposição de trabalhos e a saborear um lanche.

Confira algumas fotos do evento:




A Semana foi um sucesso! Parabéns Prof. Bete e alunas do Curso.

domingo, 23 de maio de 2010

O Lúdico: uma ferramenta na construção de novas aprendizagens.


O Lúdico: uma ferramenta na construção de novas aprendizagens.

As alunas do 1º período de pedagogia confeccionaram jogos pedagógicos nas aulas de PFD I, com a professora Mágda Mazini. O objetivo das aulas é mostrar que o lúdico é uma ferramenta necessária e importante na construção do conhecimento, principalmente na aquisição de aprendizagem significativa.

A turma confeccionou e apresentou os jogos, além de montarem um plano de aula sobre o material.

As aulas simuladas contribuíram para o enriquecimento de todos e a construção de um pensamento critico e construtivo com relação ao ensino aprendizagem.


Oficina na APAE de Cataguases

As alunas do 1º período de pedagogia, Nycole e Cida de Paula aplicaram na prática o jogo confeccionado na aula de PFD I, as alunas foram no dia 12 de maio até a APAE de Cataguases e mostraram muita habilidade e dedicação.


O jogo apresenta o cuidado com o meio ambiente e oportuniza vivencias relacionadas com o tema.

Parabéna à professora e alunas pela iniciativa!

sábado, 8 de maio de 2010

Oficina Os pingos de Mary de Eliardo França

As alunas do 1º e 3º período de Pedagogia participaram de uma interessante oficina Pedagógica sobre o livro "Os Pingos de Mary" de Eliardo França, sob a batuta da professora Edleuza.

Confira algumas fotos:




Parabéns! O trabalho ficou maravilhoso!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Educação de Jovens e Adultos

As alunas do 7º Período do Curso de Graduação em Pedagogia, das Faculdades Integradas de Cataguases, receberam os alunos do EJA das Escolas Municipais Enedina Prata, Monsenor Solindo, Professora Carmelita Guimarães, Prof. Antonio Amaro e Lysis Brandão da Rocha para assisitirem a aulas de Geografia, Cidadania, Matemática, Lingagem Oral e Escrita e Artes.


Os alunos do EJA visitaram as dependências da FIC e o laboratório de Biologia e ainda saborearam deliciosos lanches oferecidos pelas competentes alunas de Pedagogia.


Vejam as fotos desses momentos de encantamento e aprendizagem:




Parabéns às alunas e à professora! Vocês são especiais!