terça-feira, 30 de março de 2010

EncantART

O projeto EncantART surgiu em outubro de 2007, por iniciativa da professora Paula Todesco e das alunas do 2º Período de Pedagogia das Faculdades Integradas de Cataguases durante as aulas de Didática.


Ao perceber o grande interesse das alunas do Curso de Pedagogia pela arte de contar histórias, a professora formou junto com as alunas um grupo de contadores de histórias, compartilhando ainda com outras pessoas essa encantadora arte.


Acreditando na fala de Monteiro Lobato, "um país se faz com homens e livros" e no incentivo a leitura como primordiais na transformação do país em lugar melhor de se viver e fazer das crianças e jovens cidadãos mais felizes e realizados, o grupo passou a reunir-se mensalmente para trabalhar textos e artigos ligados à leitura e contação de histórias, reflexão e discussão dos temas estudados.

O projeto é voluntário e participa quem quer.

O Encantart surgiu para fazer a diferença, para levar encantamento às crianças (de todas as idades) de nossa cidade e região, visitando as escolas municipais, estaduais e particulares ministrando oficinas literárias e contando histórias.

Através de atividade artística, música e de meios lúdicos o projeto pretende despertar o imaginário e a sensibilidade da criança e do jovem para as artes e a leitura, e estimular o seu potencial criativo.

"Para nós, contar e escutar histórias proporciona uma qualidade de contato entre as pessoas e que permite um profundo e prazeroso intercâmbio de experiências: atua tanto na construção dos valores como contribui para a formação de uma percepção crítica e sensível da vida, da arte e da sociedade." Conclui a professora Paula sobre o projeto.



Atividades do Encantart no meses de março e abril:

Dois encontros na Fic (06/03 e 10/04)
Nossos encontros propiciam momentos de muita descontração e ludicidade, onde, além de desperta-las para a importância do ato de ler, sempre aproveitamos esses momentos para tecer algumas reflexões acerca da leitura como via de acesso ao conhecimento e instrumento fundamental para a promoção da interação dos indivíduos no meio social, e também planejamos para as atividades que serão desenvolvidas nas escolas, através de projetos literários e culturais.

Participação no evento promovido pelo Proler na Biblioteca Ascânio Lopes, de 15 a 31/03): Encontro com a Poesia.

As alunas Maria Cristina (3º período) e Gizele Baesso (1º período) participaram ativamente das oficinas e atividades realizadas pela equipe do Proler.

Projeto Monteiro Lobato e as histórias do Sítio do Picapau Amarelo: realizado na biblioteca da Escola Municipal Monsenhor Solindo, do dia 12/04 a 22/04, em comemoração pelo Dia do Livro.

Parabéns pela iniciativa!

Nenhum comentário: