segunda-feira, 19 de abril de 2010

Oficina Lenga-lenga



A lengalenga é uma linguagem composta por encadeamentos fonéticos, rimas de embalar. Um texto com frases curtas que normalmente rimam e com muitas repetições que permitem decorá-lo com muita facilidade. Geralmente, as lengalengas estão associadas a brincadeiras e jogos.

Habilidades e competências esperadas:

O trabalho com textos em lenga-lenga além da leitura em estrutura repetitiva permitindo identificação de palavras de forma logográfica proporciona o desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento matemático e linguístico como:

*classificação

*estruturação

*organização

*seleção

*composição

*construção

*seriação

Recursos como as histórias em lenga-lenga permitem uma profunda análise no que diz respeito à construção das funções da escrita, ampliando o conceito de alfabetização e dando destaque ao conceito de letramento.

Através de atividades como estas, as crianças são iniciadas na escrita em eventos de letramento (quando os adultos leem ou escrevem para as crianças e também as convidam para arriscar-se em leituras ou escritas).

Nesses momentos, as crianças vão aprendendo as funções da escrita, entendendo que ela serve para comunicar, divertir, convencer. Fazem leituras apoiadas em ilustrações e cantigas, evidenciando que, mesmo não sendo alfabetizadas, são capazes de atribuir sentido aos textos. Dessa forma, as crianças vão se apropriando da escrita, adquirindo algum nível de letramento e isso facilita a própria alfabetização.


A apropriação da escrita é um processo complexo, implicando muitas facetas, mas podemos aqui resumi-las a duas:

*Alfabetização- estabelecimento inicial de relações entre a pauta sonora e as letras,que evolui para o domínio do sistema alfabético- ortográfico;

*Letramento- participação na leitura escrita; conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades necessárias para usar a escrita em práticas sociais.

Essa diferenciação surge diante das mudanças ocorridas nas sociedades contemporâneas, muito centradas na escrita, nas quais é insuficiente o domínio das primeiras letras. Torna-se preciso que as pessoas leiam e escrevam textos com competência. A participação na vida social, cultural e produtiva, e o exercício da cidadania exigem mais do que ser alfabetizado, requerem domínio das práticas letradas.


A diferenciação desses conceitos trouxe mais luz para os processos de apropriação da escrita, não tão voltados para a conquista da base alfabética, mas para as mediações culturais que determinam ou favorecem a construção desse conhecimento.

Bibliografia

Cadernos do CEALE

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL


Oficina lenga lenga (historias em cadência)
1º e 3 Períodos de Pedagogia

Professora: Edleuza




A oficina foi um sucesso! Parabéns!

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