terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Atividades do Curso de Pedagogia

Atividades do Curso


O Curso de Graduação em Pedagogia, está organizado em regime seriado semestral.

O calendário escolar anual está previsto para 200 (duzentos) dias letivos efetivos, sendo um mínimo de 100 (cem) dias letivos por semestre, de conformidade com a legislação atinente e o Regimento Interno.


A distribuição da carga horária das disciplinas foi feita de acordo com múltiplos de 20 (vinte), considerando-se as semanas para o desenvolvimento das disciplinas e também de outras atividades complementares presenciais, tais como: eventos científicos, seminários, atividades de extensão, etc.

O Curso de Graduação em Pedagogia das FIC procura atender às expectativas da comunidade regional não ferindo a legislação vigente. Portanto, tem um caráter desafiador, capaz de diagnosticar problemas e apresentar soluções no campo da educação escolar e não-escolar de modo a garantir o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à atuação do profissional pedagógico.

A estrutura do Curso conforme Resolução do CNE/CP nº 01 de 15/05/06, respeitando a diversidade nacional e a autonomia pedagógica da instituição, constituir-se-à de:


I. Um núcleo de estudos básicos, que contemple os fundamentos sociológicos, filosóficos, psicológicos, históricos, políticos e antropológicos, ou seja, as disciplinas que tratam dos conhecimentos estruturais do curso assim como, planejamento, avaliação, práticas educativas, teorias, metodologias pertinentes aos primeiros anos de escolarização, relativos à Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, Artes e Educação Física.

II. Um núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos voltados para as áreas de atuação profissional priorizadas pelo projeto pedagógico da instituição, atendendo a diferentes demandas.

III. Um núcleo de estudos integradores que proporcionará enriquecimento curricular, e compreende participação em seminários, atividades práticas nas mais diferentes áreas do campo educacional, assegurando aprofundamentos e diversificação de estudos, experiências e utilização de recursos pedagógicos.


Nenhum comentário: