terça-feira, 12 de janeiro de 2010

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DO CURSO

A avaliação permanente do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, a ser implementado com esta proposta, é importante para aferir o sucesso do novo currículo para o curso, como também para certificar-se de alterações futuras que venham a melhorar este projeto, vez que o projeto é dinâmico e deve passar por constantes avaliações.

A Comissão Própria de Avaliação - CPA é o órgão responsável pela implantação e desenvolvimento da auto-avaliação da instituição, com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na Instituição.
A auto avaliação do curso é efetuada com o envolvimento dos discentes, docentes e pessoal técnico-administrativo, direção, mantenedores e sociedade civil. Esse processo de avaliação está incorporado na avaliação institucional. Com esta ação pretende-se diagnosticar as forças e fraquezas, transformando esta última em oportunidades para o pleno desenvolvimento do curso.
O projeto de auto-avaliação - PROAC, das Faculdades Integradas de Cataguases foi elaborado em cumprimento a Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Tem como base às disposições contidas na portaria do MEC no 2.051, de 09 de julho de 2004, e as Diretrizes para a auto-avaliação das instituições e as orientações gerais para o roteiro de auto-avaliação, editado pela CONAES.

A avaliação em questão contemplará os seguintes tópicos:
• organização didático-pedagógica: administração acadêmica, projeto do curso, atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação;
• corpo docente: formação acadêmica e profissional, condições de trabalho; atuação e desempenho acadêmico e profissional;

• infra-estrutura: instalações gerais, biblioteca, instalações e laboratórios específicos.
A avaliação do desempenho docente será efetivada pelos alunos/disciplinas fazendo uso de formulário próprio e de acordo com o processo de avaliação institucional.

Assim, analisando, dinamizando e aperfeiçoando todo esse conjunto de elementos didáticos, humanos e de recursos materiais, o Curso poderá ser aperfeiçoado visando alcançar os mais elevados padrões de excelência educacional e, conseqüentemente, da formação inicial dos futuros profissionais da área de Pedagogia.


SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é fundamental para o planejamento educacional, pois é ela que permite diagnosticar e verificar o desempenho acadêmico do aluno e também da instituição, contribuindo para a melhoria e desenvolvimento das aulas e dos resultados qualitativo e quantitativo da Instituição de Ensino.

Esta avaliação dar-se-á conforme o que preceitua a atual LDB, Lei nº 9.394/96, além da Lei nº 10.861/2004, que instituiu o SINAESSistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.
A avaliação do desempenho escolar é feita, sempre de aspecto formativo, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, respeitada a processualidade ao longo do período do curso, bem como os resultados obtidos por meio dos instrumentos de avaliação aplicados, e deve ser feita por disciplina ou conjunto de disciplinas, individual ou interdisciplinarmente, tendo como referência às competências e habilidades definidas em cada projeto de curso da instituição de ensino, que caracterizam o perfil dos egressos de cada curso.

O critério de avaliação será determinado através de ato normativo interno das Faculdades Integradas de Cataguases.

Exigir-se-á a freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) de horas letivas para aprovação, conforme Art.24, VI da Lei 9.394/96.

Para aferição de notas o docente submeterá o acadêmico às mais diversas e continuadas formas de avaliação, tais como: Provas escritas: objetivas e dissertativas, trabalhos individuais e em grupo, seminários, painéis, relatórios, pesquisas bibliográficas, trabalhos práticos de pesquisa, bem como outros meios de avaliação do ensino-aprendizagem para verificar o desempenho do aluno quanto à capacidade analítica, criatividade, visão crítica, produção teórica e prática.
Os mecanismos de avaliação interna e as ações sistemáticas de avaliação externa devem estar consoantes com o SINAES. Para tanto, o curso considerará o perfil do alunado, as possibilidades profissionais no mercado de trabalho, a finalidade educativa do projeto pedagógico quanto aos seus objetivos e estratégias de implementação curricular, análise dos índices de evasão, repetência, desempenho discente, desempenho do egresso e seu aproveitamento profissional, desempenho docente, relação dos profissionais do curso: professor-aluno-servidor.

Assim a avaliação será significativa e eficaz ao analisar e apontar o desempenho interno e externo entre projeto pedagógico institucional e a gestão operacional do curso, promovendo a qualidade compatível com o ensino, pesquisa e extensão, rumo à eficácia e efetividade acadêmica e social quanto à formação profissional, produção acadêmica, artística e cultural expressa na construção do saber técnico-científico e social no âmbito do Curso de Pedagogia.

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