terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Habilidades e Competências

Habilidades e Competências

O Curso de Graduação em Pedagogia das Faculdades Integradas de Cataguases se propõe basicamente a formar profissionais da educação abordando o fenômeno educativo em suas múltiplas perspectivas, o que requer do processo de formação do pedagogo o conhecimento teórico-prático da docência e o desenvolvimento das competências técnica, prática, científica e pedagógica.

O professor, dotado de competência técnica (na área de sua especialidade), de competência prática (no campo de trabalho ao qual a sua disciplina está ligada), de competência científica (voltada para a construção do novo conhecimento) e de competência pedagógica (voltada para o fazer pedagógico, construído no seu cotidiano, em sala de aula, mas de modo não ocasional e sim metodologicamente desenhado), será certamente um profissional da Educação e não simplesmente alguém que, exercendo mais uma função, não se compromete com ela, com seus aspectos mais formais e específicos.

Nessa direção, as seguintes competências e habilidades, entre outras, devem ser desenvolvidas:

• a atuação com ética e compromisso social;

• a atuação na Educação Infantil com habilidades para cuidar, educar, e desenvolver nas crianças as dimensões física, psicológica, intelectual e social;

• o Ensino da Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, Artes e Educação Física de forma interdisciplinar adequada à diferentes fases do desenvolvimento humano;

• o saber respeitar as diferenças individuais dos educandos nos aspectos das necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas;

• a postura investigativa na construção e aplicação de conhecimentos pedagógicos, científicos e metodológicos;

• as competências e habilidades necessárias para a atuação na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Médio, na Educação de Jovense Adultos e no Ensino Médio, na modalidade Normal;

• a participação na elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico das instituições de ensino;

• o desenvolvimento de projetos de trabalho, atividades interdisciplinares, pesquisas científicas contribuindo para produção de conhecimentos científicos, técnicos e metodológicos na área da Educação;

• o olhar investigativo, reflexivo e crítico sobre as questões e concepções que norteiam o saber e o fazer pedagógico.

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