terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Estágio Curricular

O estágio Curricular Supervisionado, do Curso de Pedagogia das FIC, constitui-se em atividade curricular obrigatória devendo o aluno estagiário cumprir 300 horas distribuídas nas diferentes etapas da Creche, Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal.

O cumprimento do Estágio não pode ser concebido apenas como cumprimento de uma mera obrigação para o aluno graduar-se, ou como simples observações de aulas e preenchimento de formulário ou como uma repetição da prática pela prática. Ele deve ser um momento de exercício do pensar a ação pedagógica onde o aluno e futuro profissional da educação exercite o seu olhar investigativo, reflexivo, e crítico sobre as questões e concepções que norteiam o saber e o fazer pedagógico.

O Estágio Curricular deve oferecer ao futuro profissional: o vivenciar as práticas cotidianas do trabalho e da atuação pedagógica, o relacionar a prática apreendida e as teorias estudadas, o mobilizar as competências necessárias para o exercício da profissão, o problematizar questões vinculadas aos elementos constitutivos da ação do educador e o desenvolver atividades de intervenção pedagógica.

O estágio supervisionado do curso de Pedagogia será dividido em várias etapas com o desenvolvimento de diferentes atividades ao longo do curso. Dentre as atividades propostas estão:

• Observações sistemáticas e crítica do ambiente escolar;

• Análise do Projeto Político Pedagógico da escola, das metodologias utilizadas nas salas de aula e das concepções de educação oriundas das práticas pedagógicas das escolas.

• Levantamento de situações-problemas do cotidiano escolar; (tais situações problemas deverão ser discutidas e analisadas com a professora de Estágio Curricular e apresentadas no Seminário Curricular para o desenvolvimento de possíveis soluções, além disso deverão contribuir para a escolha do tema a ser desenvolvido no Trabalho de Conclusão de Curso)

• Elaboração e desenvolvimento de projetos de ação pedagógica, oficinas pedagógicas e atividades lúdicas na escola; (tais projetos e oficinas deverão ser desenvolvidas a partir de orientações dos professores das diversas disciplinas do curso)

• Regência;

• Relação do saber científico com o saber pedagógico e metodológico;
• Promoção de Seminários de Estágio. (o Seminário Curricular deverá ser um momento de vinculação do saber científico com o saber pedagógico com a participação de diversos professores que compõem o corpo docente do curso)

A supervisão, orientação e avaliação do estágio ficarão a cargo da professora de Estágio Supervisionado.
A disciplina Prática de Ensino deverá proporcionar ao aluno orientações gerais sobre o Estágio Curricular assim como discussões e seminários sobre as práticas observadas e o levantamento e soluções de situações-problemas vivenciadas pelos alunos nas diversas modalidades de ensino.

O aluno estagiário deverá cumprir 300 horas de atividades referentes ao Estágio Curricular do Curso que acontecerá a partir do quinto período do Curso.

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